EDITAL


Edital – Charrete – XV Semana de Arquitetura e Urbanismo

A Charrete 

Cada equipe receberá um carrinho de sorvete que será sua futura “charrete”. Os devidos carrinhos serão previamente numerados e sorteados entre as equipes.
Cada equipe terá uma cor representativa. Essa cor deverá ser utilizada como base na elaboração do design da charrete, podendo ser um design temático, ou não.
As equipes deverão apresentar um projeto da charrete, com vistas, perspectiva, medidas e memorial justificativo.
Haverá um desfile com as charretes e dois membros da equipe ( um casal ) , e em seguida será realizada a corrida.
Especificações técnicas:
Os puxadores ( que deverão ser elaborados pela equipe ) não poderão ter mais de 1,20m ( um metro e vinte centímetros ) de comprimento total.
Os adornos nas laterais da charrete não deverão ultrapassar 0,10 m (10 centímetros) além do carrinho.
Os adornos superiores, não deverão ultrapassar 1,00 m ( 1 metro ) de altura

O projeto

Cada equipe deverá apresentar:

• Vista lateral
• Vista frontal
• Vista superior
• Perspectiva 

A escala para as vistas deverá ser 1/10. A entrega deverá ser na sexta-feira (29/10)
Os desenhos devem apresentar tanto o design da charrete, quanto as medidas finais.
Junto ao projeto, deverá haver um memorial justificativo, explicando a proposta e tema escolhidos
Tudo deve ser apresentado em folha A3
A técnica é livre.
Nesta etapa a pontuação será dada por nota dos jurados, variando de 250 a 500 pontos.


O Desfile 

Na sexta-feira, às 8:00 da noite, todas as equipes deverão estar prontas, para o desfile com as charretes.
Dois integrantes da equipe ( um homem e uma mulher ) terão 1 minuto para desfilar com a charrete apresentando-a diante dos juízes e da platéia.
Serão avaliados os seguintes quesitos:

• Animação
• Criatividade
• Coerência com o projeto
• Simpatia
• Estética 

Cada quesito será avaliado por um jurado e valerá; no mínimo 50 pontos, e no máximo 100 pontos. Sendo assim, a pontuação dessa etapa varia entre 250 e 500 pontos.

Pontuações Extras

Ganhará pontos extras a equipe que:
• Customizar as camisetas (desde que não seja removida/escondida nenhuma das estampas ) e/ou utilizar acessórios festivos da cor da sua equipe no dia da corrida.
• Criar um grito de Guerra para o momento do desfile.
• Casal com a maior nota nos quesitos simpatia e animação.
• Conseguir juntar maior quantidade de alimentos não perecíveis, ou produtos de higiene pessoal (esses produtos serão carregados dentro da charrete no desfile, retirados para contagem, e então a charrete ficará vazia para a corrida). Os produtos arrecadados serão doados a uma instituição a definir. Ganhará esses pontos a equipe que trouxer maior quantidade de itens de higiene somados a quantidade de quilos de alimentos.
Cada uma dessas atividades opcionais, se realizadas corretamente, valerá 100 pontos.

A Corrida

Será realizada em três etapas:
1º Equipes serão dividas em 3 grupos, por sorteio, que correram individualmente.
2º As equipes serão divididas novamente, em três grupos, de acordo com a sua colocação na primeira etapa ( primeiros colocados em um grupo, segundos colocados em outro, e terceiros colocados em outro)
3º Os primeiros colocados de cada um dos grupos da segunda etapa, correram juntos, para definir a colocação final.




A pontuação será da seguinte forma:
• 50 pontos para os eliminados na primeira etapa
• 100 pontos para os eliminados na segunda etapa
• 150 pontos para o 3º lugar
• 200 pontos para o 2º lugar
• 250 pontos para o 1º lugar
*sujeito a alteração, dependendo do número de equipes.

Fatores punitivos e eliminatórios

Será PUNIDA com -50 pontos ( menos cinquenta ) a equipe que:

• Tentar prejudicar a outra equipe durante qualquer etapa da competição.
• Atrasar a entrega dos projetos.
• Chegar atrasada no dia do desfile/corrida
• Causar tumulto em qualquer etapa da competição
• Não respeitar as medidas especificadas para a charrete.
• Ofender ou desrespeitar outras equipes.

Será ELIMINADA a equipe que:

• Causar dano ou prejuízo real a outra equipe.
• Não entregar o projeto.
• Não comparecer no dia da corrida/desfile


As pontuações finais

A nota final será dada pela somatória das notas nas etapas da competição, (subtraindo-se pontos caso seja necessário). As etapas são: Projeto, Desfile e Corrida. Há também a opção de conseguir os pontos extras, através das atividades opcionais descritas anteriormente.